Conversações entre Toyota e GM sobre células de combustível têm atraso
2005-08-01
As conversações entre a Toyota Motor Corp. e a General Motors Corp. sobre uma uma joint venture para desenvolver carros com células de combustível estão tendo atraso devido ao compartilhamento quanto ao estado-da-arte da tecnologia, informaram fontes no sábado passado (30/7). A Toyota e a GM estão tendo dificuldades para coordenar suas visões sobre como compartilhar seus direitos de propriedade intelectual e lidar com os resultados da pesquisa em conjunto, afirmam fontes de ambas as empresas.
Com isto, criou-se um clima de prevenção quanto às negociações sobre propósitos específicos da joint venture. As tecnologias de célula a combustível estão também altamente sensíveis do ponto de vista militar, e o governo dos Estados Unidos pode limitar a abertura dessas tecnologias a firmas estrangeiras. O executivo da GM Rick Wagoner visitou Nagoya em maio e falou com o presidente da Toyota Fujio Cho sobre a possibilidade de acertos quanto à tecnologia ambiental.
Desde então as empresas têm considerado formas de ampliar sua cooperação no desenvolvimento de carros ambientalmente amigáveis, incluindo aqueles movidos por células de combustível. Mas não é certo se as empresas estarão aptas a enfrentar um acordo precoce devido ao atraso nas conversações. (Japan Times, 31/7)