Região do Rio Pardo preocupada com a água
2005-07-29
Os moradores da região estão preocupados em garantir o abastecimento de água para consumo humano no futuro. O item foi o mais indicado na pergunta sobre o aproveitamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo durante as reuniões do plano de gerenciamento, realizadas em 11 municípios na primeira quinzena de julho. Entre as 440 pessoas que preencheram formulários, 98% disseram que querem como principal uso da água o abastecimento humano.
Entre as pessoas que responderam os formulários, 39,8% indicaram a alternativa de pouco tratamento com qualidade elevada para a captação. Além disso, 29,3% apontaram a preferência pelo tratamento completo, com maior investimento para seu tratamento. Já as opções de menor investimento em tratamento somaram mais de dois terços das respostas (65,7%). Os formulários preenchidos nos encontros municipais apresentavam um conjunto de 19 trechos dos principais rios da bacia. Após escolher os locais, as pessoas definiam os usos futuros para as águas que consideravam adequados. A terceira pergunta solicitava indicações de áreas ou trechos de interesse para preservação.
A escolha do aproveitamento futuro para as águas da Bacia do Rio Pardo contará, ainda, com consultas públicas regionais, onde serão confirmadas as escolhas efetuadas nos encontros municipais. O primeiro encontro será em Candelária, no dia 9 de agosto, às 14 horas, no auditório do Colégio Medianeira. O segundo em Gramado Xavier, dia 11, às 13h30, no Ginásio Giespa. E o último será em Santa Cruz do Sul, no dia 18 de agosto, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. (Gazeta do Sul, 28/07)