Bruxelas lança consulta sobre estratégia para ambiente urbano
2005-07-29
A Comissão Européia lnaçou ontem (28/7) uma consulta pública para definir a estratégia européia sobre o meio ambiente nas cidades. As propostas podem ser apresentadas até 21 de setembro. –Bruxelas convida os cidadãos da União Europeia e países associados a apresentarem idéias sobre a qualidade ambiental dos locais onde vivem e formas de o melhorar, afirma o comunicado.
Os cidadãos podem ainda dizer o que os faria mudar de comportamentos, como, por exemplo, mais informação, incentivos financeiros ou penalidades. No final, a Comissão garante que divulga na Internet os resultados da consulta pública. A Comissão lembra que os problemas ambientais de muitas cidades européias têm conseqüências significativas na saúde humana, qualidade de vida e desempenho económico dos próprios núcleos urbanos.
Os principais problemas identificados nas cidades são a poluição do ar, elevados níveis de tráfego rodoviário, ruído, desordenamento urbano, emissões de gases com efeito de estufa, produção de resíduos e de efluentes. No sexto Programa de Ação Ambiental, adotado em 2002, foi definida como prioridade uma Estratégia Temática sobre Ambiente Urbano. –Para a finalização desta estratégia (...), a Comissão está agora a pedir a opinião dos cidadãos sobre o estado do ambiente nas cidades e como melhorá-lo, diz o documento da Comissão Européia. A estratégia deverá ser adotada em dezembro. (Ecosfera, 29/7)