Empresa do Vale do Rio dos Sinos investe em tratamento de resíduos
2005-07-28
A Ferrabraz Becker está investindo em uma nova unidade de tratamento de resíduos sólidos. O grupo adquiriu área de 24 hectares no Vale do Sinos, o que permitirá à empresa armazenar resíduos pelos próximos 50 anos. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) já liberou a autorização de intenção de uso e, em breve, deverá emitir licença para iniciar o depósito. Os investimentos, segundo o diretor administrativo e financeiro, Francisco Freitas, superam R$ 350 mil, divididos entre a compra da área e a estruturação da unidade, que deve entrar em operação até dezembro.
O Grupo Ferrabraz Becker é resultado da fusão entre as fundições Hahn Ferrabraz e Becker, concretizada em agosto de 2004. Atualmente é o maior no segmento em atividade no Rio Grande do Sul e o quinto no Brasil. Conta com 1,3 mil funcionários distribuídos em quatro unidades fabris, localizadas em São Leopoldo, Estância Velha, Sapiranga e Gravataí.
Lílian Spielmann, gerente de recursos humanos da Ferrabraz Becker, informa que as valas a serem utilizadas para a colocação dos resíduos obedecem a rigorosas normas de segurança internacionais: - Geramos areia de fundição, considerado resíduo de classe 2. A nova área de depósito já tem presença de materiais de classe 1, ainda mais tóxicos. Ou seja: não ampliaremos os níveis de comprometimento da área – afirma. Além das valas, será construída no local uma estação de efluentes para evitar que a água contaminada escoe para outros terrenos. Francisco Freitas lembra ainda que a empresa é parceira de projetos em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade de Caxias do Sul, visando formas de aproveitamento da areia de fundição. O objetivo é sua utilização junto com massa asfáltica. (JC, Danilo Ucha, 28/07)