Instituto de educação promove ações sobre mudanças climáticas
2005-07-28
O Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB, com sede em Brasília, desenvolve, desde 1998, atividades voltadas ao apoio técnico, científico e acadêmico na área de meio ambiente. A instituição atua por meio de programas e cursos de capacitação, com abordagem multidisciplinar, que direcionados a especialistas, estudantes, técnicos, gestores, pesquisadores, lideranças comunitárias e outros profissionais que estejam envolvidos com projetos na área ambiental.
O Mudaclima é um dos programas do IEB e tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema e mudar a percepção da sociedade brasileira sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas, estimulando a participação na discussão pública.
Ações do Mudaclima
Dentre as ações do programa Mudaclima estão cursos e bolsas de estudo. O curso A Ecologia e o Ciclo do Carbono, por exemplo, oferece informações gerais sobre o tema, incluindo: o Ciclo do Carbono, tanto na escala micro (fotossíntese) como na escala macro (ecossistema). Também informações sobre a Convenção Quadra das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e o Protocolo de kyoto; Os Compromissos do Brasil; Carbono Social; A influência das mudanças climáticas sobre a Saúde Pública; Energia renovável; Aspectos jurídicos do MDL no Brasil; e A participação da sociedade civil.
Já os Grupos de Trabalho - Gts tratam dos temas: seqüestro de carbono, projetos de seqüestro de carbono, adaptação às mudanças climáticas, as negociações internacionais e a comunicação. Para formação dos Grupos de trabalho foram treinados mais de 100 participantes selecionados pela capacidade multiplicadora, pela habilidade de divulgar os conhecimentos adquiridos para mais pessoas.
Bolsas de Estudo e publicações
O programa Mudaclima concede bolsas de estudo para dar a oportunidade de pessoas estudarem temas específicos. Estas resultaram em publicações como Viabilização Jurídica do MDL no Brasil; O Programa de Eficiência Energética do Município de Palmas e a tese de Chang Man Yu, Seqüestro florestal de carbono no Brasil. Ainda, um estudo sobre carbono social no Pontal de Paranapanema/SP.
IEB
Conforme seu site, o Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB objetiva o fortalecimento de instituições dos diversos setores da sociedade, bem como a promoção da articulação dessas instituições na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. Para tanto, procura capacitar, incentivar a formação, disseminar conhecimentos e fortalecer a articulação de atores sociais para o desenvolvimento sustentável. A instituição busca cultivar e promover junto à sociedade valores como ética nas relações coletivas e individuais; justiça, eqüidade e inclusão em prol do interesse público; respeito à pluralidade e diversidade; compromisso com o meio ambiente, a sustentabilidade e a educação; criatividade, ousadia e inovação; e protagonismo e participação ativa.
O IEB deseja, no que tange aos objetivos futuros, ser uma organização consolidada com reconhecimento e credibilidade nacional e internacional, que promova mudanças no cenário socioambiental, nas políticas públicas e nas realidades locais. No ano passado a instituição passou a ter uma nova sede em Brasília e um escritório em Belém. (Rede Brasileira de Educação Ambiental, 27/07)