Portugal vai analisar cedência de água do Alqueva à Espanha
2005-07-28
O governo português vai estudar a possibilidade de transportar água do Alqueva para regadio na Extremadura espanhola, anunciou na quarta-feira (27/7) o ministro do Meio Ambiente, garantindo que a cedência em nada prejudica os interesses portugueses. Francisco Nunes Correia falou em uma conferência de imprensa conjunta com a sua homóloga espanhola, Cristina Narbona Ruíz, após o primeiro encontro bilateral no âmbito da Convenção de Albufeira, um documento que regula a cooperação entre Portugal e Espanha para a protecção e aproveitamento sustentável das águas das bacias hidrográficas comuns (Douro, Tejo e Guadiana).
Segundo o ministro, Cristina Narbona subscreveu um pedido anterior do presidente da Junta da Extremadura espanhola relativamente à cedência de água do Alqueva.–Vamos estudar essa questão e definir em que condições pode ser feita, afirmou Nunes Correia.
O governante adiantou que já foi pedida uma avaliação ao Instituto da Água e à Edia (empresa que gestiona o Alqueva), tendo estas entidades considerado que a quantidade de água pedida para irrigação em Cheles e Villanueva del Fresno não prejudica em nada os interesses portugueses.
–Temos disponibilidade para entregar a água necessária, mas essa questão ainda tem de ser trabalhada do ponto de vista técnico, disse o ministro, acrescentando que a construção das infra-estruturas necessárias demorará pelo menos dois ou três anos. (Ecosfera, 27/7)