Fórum Social Capixaba: Um Outro Espírito Santo é Possível
2005-07-28
Discussões sobre o patrimônio histórico e cultural, desenvolvimento social e humano, e sobre a propriedade da terra serão realizadas durante o III Fórum Social Capixaba. O evento tem como título Um Outro Espírito Santo é Possível, e será realizado em São Mateus, de sexta-feira (29) a domingo (31). A organização é das entidades do Coletivo Capixaba de Apoio ao Fórum Social Mundial (FSM).
A organização do III Fórum Social Capixaba diz que o espaço será aberto e plural para debates, troca de experiências, e articulações. — Será um lugar de debate sobre as alternativas concretas ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital que, através do imperialismo e da guerra covarde, destroem a vida e o meio ambiente, comprometendo o futuro do mundo, prometem os organizadores.
Serão realizadas atividades culturais, políticas, conferências, reuniões de articulação, atividades auto-gestionadas com vistas à busca de alternativas para o Brasil e o Espírito Santo e o combate ao imperialismo, além de fortalecimento dos movimentos sociais.
Vão ser debatidas formas de eliminar todas as formas de discriminação e opressão, como as que vitimam - pelo preconceito de gênero, étnico-racial e de geração - os/as capixabas e os/as brasileiros/as em geral. O III FSC será estruturado fundamentalmente a partir de conferências, oficinas, reuniões de articulação e atividades auto-gestionadas.
Segundo os organizadores, o II Fórum Social Capixaba, realizado na Ufes, possibilitou a articulação e troca de experiências entre diversos segmentos sociais do Espírito Santo. Participaram 61 entidades, de 14 municípios do Estado, representando movimentos sociais, associações de moradores, sindicatos, ONGs, além de intelectuais e estudantes.
O endereço eletrônico do III Fórum Social Capixaba é http://www.coletivocapixaba.cjb.net. (Século Diário, 27/7)