Espuma do oceano é responsável por intensidade dos furacões, apontam cientistas
2005-07-28
A espuma formada nas ondas do mar a partir de gotas de água suspensas sobre sua superfície influencia na intensidade dos furacões e ciclones tropicais, ao reduzir a turbulência do vento e acelerar sua corrente, segundo o trabalho de uma equipe de cientistas, que acaba de ser publicado. Os pesquisadores, membros do Departamento de Matemática da Universidade da Califórnia, em Berkeley, utilizam um modelo matemático para demostrar que o mecanismo de supressão da turbulência com gotas de água acelera as correntes aéreas, fazendo com que se possam alcançar velocidades próprias dos grandes furacões.
Os ciclones tropicais, conhecidos também como tormentas tropicais, furacões e tufões, podem rapidamente ganhar intensidade e provocar fortes ventos. Ass conclusões da pesquisa estão publicadas em artigo da revista científica PNAS, onde se recorda como os marinheiros já espargiam, na antigüidade, petróleo sobre as superfícies de seus barcos, em momentos de forte tormentas.
Os cientistas explicam que essa atividade prevenia a formação de gotas de água, o que ajudava a restabelecer a turbulência da resistência aerodinâmica e a reduzir a intensidade das rajadas de vento. Conforme o responsável pelo estudo, Grigory Barenblatt, os furacões também podem ser prevenidos com outras estratégias, como o uso de aviões par espargir substâncias não prejudiciais sobre a superfície dos oceanos, em situações de tormenta tropical.
(El Mundo, 25/7)