Projeto propõe reutilização de resíduos para pavimentação de ruas
2005-07-28
Possibilitar o reaproveitamento de resíduos industriais, através da utilização de areia de fundição, para a pavimentação de ruas. Essa é a proposta da pesquisa de Rodolfo Henrique Marino, da Universidade de São Paulo, com o projeto: Utilização de areia de fundição em concreto.
O projeto tem como base um centro gerenciador, aprovado pela CETESB, órgão ambiental do Estado de São Paulo, no qual permite a transformação de materiais industriais descartados, provenientes de matérias primas tradicionais e de fontes normalmente não renováveis, em produtos reutilizáveis para o campo da construção civil. Esses produtos são destinados à cobertura de camadas asfálticas, o que permite a redução significativa da exploração de materiais tradicionais utilizados para diversos fins. Com isto, a interrupção ou minimização de impactos ambientais se torna possível como, por exemplo, àqueles que decorrem de falhas administrativas de rejeitos ou de armazenamento incorreto de produtos, como também viabiliza obras com menores custos.
Assim como o projeto de Rodolfo, outros três trabalhos foram vencedores da primeira versão do Bayer Young Environmental Envoy (BYEE). São eles: Lâmpadas Fluorescentes: Estudo de Caso do Potencial de Aplicação de Método Alternativo de Determinação de Mercúrio, da estudante Débora Maia Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Incorporação de Lodo de Estações de Tratamento de Água em Blocos Cerâmicos, do estudante Mauricio Sabag, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e o projeto NovaGerar de Conversão de Gazes Aterro em Energia Dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, do estudante Pablo Fernandez de Mello e Souza, da EcoSecurities.
Patrocinado pela empresa Bayer, o programa BYEE, que em 2005 realiza a segunda edição, premia jovens estudantes, entre 18 e 25 anos de idade, que tenham projetos na área ambiental. Os programas têm o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) e do Ministério do Meio Ambiente e têm como objetivo comum identificar e premiar novos talentos que promovam a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável em nível local. Mais informações no site www.byee.com.br. (Informações da AG Comunicação Ambiental / Bayer)