IPÊ lança manual para comunidades do Pontal do Paranapanema
2005-07-28
Os desequilíbrios ecológicos e o contato do homem com os animais sejam eles domésticos ou selvagens podem acarretar doenças importantes para a saúde humana. Para alertar os moradores da área rural da cidade de Teodoro Sampaio, Pontal do Paranapanema, pesquisadores do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas formularam o manual Eco Saúde: como evitar algumas doenças em sua propriedade, uma cartilha com informações simples e didáticas sobre como a comunidade desta região pode evitar doenças como brucelose, leptospirose, tuberculose, entre outras.
O manual foi elaborado com recursos do FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente), PETROBRAS e Laticínios QUATÁ, e será distribuído gratuitamente para a comunidade. Esse trabalho faz parte do Programa de Medicina da Conservação que o IPÊ desenvolve no Pontal do Paranapanema, desde 2001, buscando a melhoria da saúde da região dentro de um contexto ecológico, com pesquisas de animais selvagens (da Mata Atlântica – que circunda os assentamentos locais) e domésticos.
— As pesquisas servem para conhecermos as doenças que colocam em risco a saúde tanto dos animais (alguns até ameaçados de extinção) como dos seres humanos, nas pequenas propriedades do Pontal, e sabermos que medidas profiláticas devem ser tomadas-, explica a coordenadora do projeto, Alessandra Nava.
O manual será lançado em evento hoje (28/7), às 19h, no Lion’s Clube de Teodoro Sampaio (Rua José Maria Lopes, 1914 - Vila São Paulo) e terá presença de representantes da Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente e Associação Comercial de Teodoro Sampaio e Euclides da Cunha, além de pequenos proprietários assentados.