Celco garante ar puro em região chilena
2005-07-27
No momento em que se aproxima o final das obras de construção da planta de celulose Nova Aldeia, da Celulosa Arauco y Constitución (Celco), em Ránquilm, na 8ª Região chilena, a comunidade local começa a ficar atenta à possibilidade de haver episódios de mau cheiro.
Entretanto, as autoridades implementaram uma série de medidas para evitar que o problema seja vivido em Chillán. O gerente da planta de celulose Nova Aldeia, Gunars Luks, se esteve com o prefeito de Chillán, Aldo Bernucci, com o objetivo de acertar detalhes e tranqüilizar a opinião pública.
Na reunião, Luks disse que a prefeitura implementará a melhor tecnologia disponível juntamente com órgãos internacionais que qualificaram as tecnologias usadas nas plantas de celulose. — Estamos usando as melhores tecnologias disponíveis neste momento para evitar ao máximo todo episódio de maus cheiros-.
O diretor da autoridade sanitária, Giancarlo Garbarino, disse que os gases sulfurosos, que são os que geram os problemas, serão objeto de testes permanentes através de monitores localizados na planta e nos arredores da fábrica. Disse também que a informação sobre a quantidade de gases gerados estará disponível em tempo real e poderá ser acompanhada através de Internet. (Celulose Online, 26/7)