Zapatero promete medidas para regenerar zona de incêndio em Guadalajara
2005-07-27
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, recebeu ontem (26/7), em La Moncloa, os prefeitos dos municípios afetados pelo incêndio de Guadalajara, ocorrido há 11 dias. Ele comprometeu-se a adotar medidas para regenerar a zona, mas não revelou a quantia econômica que será envolvida nestas ações.
A promessa foi feita em uma reunião a portas fechadas no Palácio de La Moncloa para os prefeitos de Castilla-La Mancha, José María Barreda, e de Ablanque, José Miguel del Castillo, que se reuniram por três horas com Rodríguez Zapatero. O presidente do governo também recebeu conselheiros e representantes municipais de 13 povoados afetados pelo incêndio e declarou que a ocorrência custou a vida de 11 agentes florestais e queimou aproximadamente 12,9 mil hectares.
Segundo a ministra do Meio Ambiente da Espanha, Cristina Narbona, não havia meios de deter o fogo naquela ocasião. A ministra compareceu à reuião da Comissão de Meio Ambiente do Congresso e defendeu a diligência com que atuou a conselheira de Meio Ambiente de Castilla-La Mancha, Rosario Arévalo, e seus técnicos, desde o primeiro momento do incêndio. (El Mundo, 26/7)