Conselhos do Pró-Guaíba aprovam proposta para o Módulo II
2005-07-27
O secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, participou ontem (26/7) de reunião conjunta dos Conselhos Deliberativo e Consultivo do Programa Pró-Guaíba, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, no Centro Administrativo. Sparta preside o Conselho Deliberativo do Pró-Guaíba, formado por 14 representantes de secretarias do Estado, ONGs, Famurs e Comitês de Bacias Hidrográficas.
O encontro serviu para apresentação do relatório final do Módulo I do Pró-Guaíba e da proposta integradora para a continuidade do Programa, que teve aprovação dos Conselhos. O Módulo II do Pró-Guaíba será lançado pelo governador Germano Rigotto no dia 02 de agosto, em solenidade no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, às 10 horas.
Conforme a Secretária Executiva do Pró-Guaíba, Vera Callegaro, as ações necessárias para a próxima etapa foram estabelecidas com base nas criticidades ambientais que ainda persistem na Região Hidrográfica do Guaíba. As prioridades para o Módulo II são esgotamento sanitário, reflorestamento, manejo de solo, monitoramento ambiental, unidades de conservação, educação ambiental e fortalecimento institucional dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA). Para a execução do Módulo II, além dos órgãos co-executores do Programa, que são a Fepam, FZB, Metroplan, Corsan, Emater, Secretaria Estadual da Educação, DMAE e DMLU, passam a ser parceiros o Comando de Polícia Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM), a Universidade Estadual do RS (UERGS) e o Rotary Clube.
Para o secretário Sparta, o Pró-Guaíba uma parceria em defesa da vida, pois ele não trabalha apenas com as conseqüências da poluição, mas também com as suas causas.Sparta acrescenta que a manutenção do programa e a observância de seus valores sociais demonstram a exigência de uma sociedade responsável em relação ao meio ambiente e à qualidade de vida, além do comprometimento com as gerações do presente e do futuro. (Sema, 26/7)