Rio de Janeiro vai monitorar a distância unidades de saneamento básico
2005-07-26
A Cedae vai implantar até o fim do ano um sistema de monitoramento eletrônico a distância, que permitirá a observação e vigilância, em tempo real, das unidades de saneamento da empresa. A implantação do novo programa de segurança da Cedae já encontra-se em fase de licitação.
O novo sistema prevê a instalação de câmaras, sensores e equipamentos eletrônicos, que permitirão observar de uma central de vigilância os reservatórios, elevatórias, estações de tratamento e outras unidades de tratamento, distribuição, abastecimento de água e de coleta de esgotos. Além disso, nessas instalações serão colocados alarmes, que acionarão a central da Cedae e os centros operacionais da Secretaria de Segurança Pública, que poderão avisar delegacias e batalhões de polícia.
A Cedae tem 1.004 instalações, sendo 601 na Região Metropolitana e o restante no interior do estado. O presidente da empresa também tranquiliza os consumidores, garantindo que a qualidade da água distribuída à população dos 65 municípios conveniados está garantida, dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. (JB, 25/7)