Terremoto na costa da Índia causa tremor na zona afetada pelo tsunami
2005-07-25
Um forte sismo registrado nas ilhas Nicobar, em frente à costa da Índia, que alcançou 7 graus na escala Richter, causou, neste final de semana, tremor na zona que havia sido afetada pelo tsunami de dezembro do ano passado. O movimento obrigou o governo da Tailândia a lançar um alerta de maremoto para as províncias meridionais, algo que foi revogado horas depois.
Segundo informações do Centro de Alerta Tailandês contra Catástrofes Naturais, foi revogado o alarme, uma vez que se comprovou que o tremor não iria trazer problemas para populações costeiras.–Há um risco de tsunami. Em caso de aumentar, atingiria as províncias de Puket, Phang, Nga, Krabi, Ranong, Satun e Trang, informou o diretor do organismo, Plodprasop Surasawadi, em uma mensagem veiculada pela televisão.
As ilhas indianas de Andamane e Nicobar estão a salvo de um tsunami, disse o governador do arquipélago, Ram Kapse, logo após o registro do terremoto. Segundo o centro geológico norte-americano, não há perigos deste tipo de fenômeno se não se detectam ondas uma hora depois do sismo. No entanto, a instituição indicou que um sério terremoto atingiu as ilhas Nicobar no Mar de Andaman, com epicentro a uns 135 quilômetros a oeste de Misha ou a uns 440 quilômetros a noroeste de Banda Aceh, em Sumatra. –Não recebemos informações sobre vítimas, apesar de o terremoto poder ter causado danos devido à sua extensão e tamanho, advertiu o Instituto Geológico dos Estados Unidos. (Clarín, 24/7)