Especialista norte-americano questiona existência de um raro picapau
2005-07-25
Um especialista em uma espécie rara de picapau, o ivory-billed, questiona evidências de que relatos da suposta presença do animal em pântanos do Arkansas possam ser verdadeiros, uma vez que ele está extinto. Segundo o zoólogo Jerome A. Jackson, da Universidade do Golfo Costeiro da Flórida, é desafiador um confuso vídeo citado por outros cientistas mostrando imagens de um pássaro que sugeririam a existência do pássaro. – Eu certamente não digo que este picapau esteja lá, eu verdadeiramente não acredito que ele exista no Arkansas, assinalou.
Pesquisadores da Cornell University anunciaram em abril que eles haviam observado o picapau, anteriormente dado como morto após o florescimento das florestas no sul dos Estados Unidos. A descoberta chegou a ser noticiada pela revista Science. Os pesquisadores da Cornell apontaram diversos sinais independentes da presença do pássaro e, segundo eles, o videoclip mostrava características dele, incluindo marcas distintivas nas asas.
Jackson, que escreveu o livro Em Busca do Ivory-Billed Picapau, publicado em 2004, escreveu um artigo, com outros dois biólogos, questionando a descoberta do pássaro, mas não chegou a identificar os detalhes da discussão publicada na revista Science ou dos manuscritos dela, até a pesquisa estar publicada. O porta-voz da Science, Ginger Pinholster, disse não ter ouvido falar sobre os planos da publicação da pesquisa de Jackson. Já a porta-voz da Universidade de Cornell, Connie Bruce, que faz parte do projeto do grupo que diz ter descoberto o picapau, diz que o desafio proposto por outros biólogos faz parte das discussões da comunidade científica.
Desde a descoberta do animal, as agências federais prometeram milhões para ajudar a preservá-lo no leste do Arkansas em torno do Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Rio Cache. (CNN, 24/7)