Projeto de área de lazer em Lajeado recebe licenciamento provisório
2005-07-25
Até setembro a cidade deve assistir ao começo da construção de uma área de lazer às margens do Rio Taquari. Em audiência pública realizada no dia 21, no plenário da Câmara dos Vereadores, a comunidade decidiu pela aprovação do projeto Marina Padel do Vale. O empreendimento, de origem privada, será instalado próximo ao rio, na Rua Bento Rosa, Bairro Carneiros, e já conta com campo de futebol e pista de padel. O projeto prevê a derrubada de árvores e a construção de uma rampa de acesso ao ancoradouro.
A audiência pública foi o último passo para que um dos idealizadores da idéia, Norberto Ferry, consiga o licenciamento provisório para desmatamento da área. O processo para a edificação da obra começou em 2001, quando foi enviado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) requerimento sobre a possibilidade de instalação da marina no local. O órgão estadual delegou a tarefa de conceder o licenciamento para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que, após o estudo de impacto ambiental, encaminhou a decisão ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. Este deu sinal verde ao projeto desde que sejam respeitados determinados critérios em sua execução.
O conselho impôs ainda a realização de uma audiência para ouvir a opinião da comunidade. No dia 21, com 63 votos a favor e três contrários, os empresários receberam a permissão para o início da empreitada. Antes terão de encaminhar alguns documentos. Para receber o licenciamento definitivo, a Secretaria Municipal de Planejamento terá ainda que avaliar a edificação das obras no local. Feito isto, o Meio Ambiente encaminha a autorização para o Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), que decidirá se a construção da marina seguiu os critérios técnicos. Para o responsável pelo Defap, Milton Stacke, a marina vai trazer benefícios. - Em vez de destruir, vai acrescentar em muito ao Rio Taquari -, afirma.
Além da rampa que dará acesso ao ancoradouro - onde ficarão lanchas e barcos -, serão construídas plataformas flutuantes no rio para os desportistas. A idéia é oferecer, além da estrutura já existente, um local para prática de esportes aquáticos. O projeto encontra-se à disposição da comunidade na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. (Informativo, 22/07)