ETE Ibirapuitã vai proteger meio ambiente
2005-07-22
O secretário de Obras e Saneamento do Rio Grande do Sul, Frederico Antunes, e o presidente da Corsan, Vítor Bertini, estiveram ontem (21/7) em Alegrete para participar da solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Ibirapuitã. A unidade fica localizada na RS 377, na saída para o município de Manoel Viana. Na ocasião, foi descerrada uma placa comemorativa e acionada a chave que movimenta as bombas que operam a estação.
De acordo com o secretário Antunes, foi investido o equivalente a R$ 5,1 milhões na obra construída pela Corsan, que responde às necessidades da comunidade local. - A atual administração estadual assumiu o empreendimento quando ele contava com apenas 10% de realização, ressaltou o secretário. Segundo Antunes, isso representa a proteção de uma base imprescindível para a população, que é a saúde. O prefeito José Rubens Pillar disse que a obra é a maior que Alegrete recebe na área de saúde e saneamento.
A estação vai operar com uma capacidade de 90 litros por segundo de esgoto tratado, através de bacias de decantação. De acordo com os técnicos, a água a ser largada no arroio Jararaca, um afluente do rio Ibirapuitã, será quase potável. Isso ajudará a reduzir a poluição do rio e proteger a flora e a fauna local. (CP, 22/07)