Começa plantio de mudas na Terceira Perimetral
2005-07-22
Por Ingrid Holsbach
O secretário de meio ambiente de Porto Alegre Beto Moesch e o prefeito da capital José Fogaça inauguraram na manhã de ontem (21/07) o projeto Túnel Verde. A iniciativa tem o objetivo de plantar 400 mudas das espécies canafínsula, pau-de-ferro, Ipê roxo e branco na Terceira Perimetral, formando um túnel verde.
O plantio das mudas será nos canteiros centrais, diferente do que era feito, onde só havia árvores nas laterais. As mudas são provenientes do viveiro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os cuidados e a manutenção do túnel ficará a cargo da mesma. O trabalho de cavar os buracos e retirar o asfalto e o paralelepípido dos canteiros centrais teve um custo de R$ 15 mil.
As espécies escolhidas são nativas e muito resistentes, sendo difícil de serem quebradas, pois as mudas são grandes e apresentam caule de cerca de 8 cm de comprimento, podendo chegar a 20 metros de altura. A projeção para que as mudas cheguem à fase adulta é de 15 anos.
O projeto inicial da Terceira Perimetral foi alterado, pois o original não previa a recolocação das árvores tiradas para a realização da obra. Segundo o secretário Beto Moesch, a Smam pretende expandir a ação para outras regiões de Porto Alegre. Na opinião de Moesch deve ser criada uma lei que obrigue o replantio de árvores no caso de remoção das mesmas causadas pela construção de alguma obra. Também participaram da cerimônia os alunos da escola Amigos do Verde da Capital.