Peru vai explorar novo bloco de gás natural
2005-07-22
O Ministério de Minas e Energia do Peru aprovou o estudo sobre os efeitos para o meio ambiente do desenvolvimento do bloco 56 de exploração e gás natural no sudeste do país, segundo decreto publicado no site do governo daquele país. Agora, o grupo que opera o bloco pode começar a explorar a área em grande parte intocada.
Conforme a agência estatal Perupetro, atualmente as reservas são estimadas em 3 trilhões de pés cúbicos de gás natural e em 220 milhões de barris de líquidos. O bloco é operado pelo mesmo grupo que está desenvolvendo a fase de prospeção e perfuração do projeto de gás natural Camisea, composto pela Pluspetrol Peru AS; Hunt Oil, sediada nos EUA; SK Corp.; Tecpetrol, unidade do Techint Group, e Senatrach Petroleum.
O gás do bloco 56 destina-se à exportação e abastecerá a Peru LNG, grupo liderado pela Hunt Oil, sediada nos EUA, juntamente com a SK Corp. da Coréia do Sul, que pretende exportar gás natural liquefeito para o México até 2009. A Repsol YPF também pretende adquirir participação na Peru LNG. (GM, 20/7)