Cientista norte-americano confirma que aquecimento global tem causa humana
2005-07-22
O aquecimento global é causado principalmente por humanos, quase todos os cientistas da área do clima concordam com este ponto de vista, afirmaram, nesta quarta-feira (20/7), o novo líder da Academia de Ciências Norte-americana, ele próprio um pesquisador do clima, Ralph Cicerone. Mas sua visão é contrastante com a versão oficial do governo do presidente George W. Bush, que enfatiza a incerteza sobre a quantidade de dióxido de carbono e outros gases industriais que aquecem a atmosfera, provocando o efeito estufa.
–O dióxido de carbono na atmosfera está agora em seu mais elevado nível nos últimos 400 mil anos e continua a se elevar, diz Cicerone, cientista da área de atmosfera que deixou a atividade de chanceler da Universidade da Califórnia-Irvine para tornar-se presidente da Academia neste mês. –Quase todos os cientistas do clima acreditam hoje que muito do atual aquecimento da Terra foi causado por aumentos na quantidade de gases estufa na atmosfera, a maioria por causa da queima de combustíveis fósseis, assinala.
Cicerone, em um testeminho anterior ao subcomitê de Comércio do Senado, a respeito de mudança climática, citou dados de estações meteorológicas estacionárias e de navios, as quais indicam que a superfície da Terra está, em geral, mais quente sete décimos de 1 grau Fahrenheit desde o início dos anos 1970. Mas James Mahoney, secretário assistente de Comércio para Oceanos e Atmosfera diz: –Sabemos que a superfície da Terra está mais quente, e que o aumento nos gases estufa causados por humanos está contribuindo para o problema, mas não vamos além disto. O diretor Escritório de Mudança Climática do Departamento de Estado, daniel Reifsnyder, acrescenta: –Vemos o crescimento econômico encaminhar o problema da mudança climática, integralmente relatibo ao problema da segurança energética.
Apenas trê senadores – David Vitter, Republicano de Louisiana, Frank Lautenberg, Democrata de Nova Jersey, e Ted Stevens, Republicano do Alaska – estiveram na audiência de posse de Cicerone. Os três compartilham preocupações sobre o desaparecimento de áreas costeiras. (CNN, 21/7)