Simpas debate produção agrícola sustentável
2005-07-21
Oferecer uma visão integrada da produção agrícola, com foco na sustentabilidade, estabelecendo práticas racionais de aumento da produtividade e da rentabilidade do agronegócio brasileiro. Esta é a proposta do 44º Simpas – Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável que acontece em Sete Lagoas-MG de 19 a 21 de setembro. O evento será realizado no Núcleo de Informação para o Agronegócio (NIA), da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), e é voltado para engenheiros agrônomos, florestais, agrícolas e outros profissionais de Ciências Agrárias de nível superior e acadêmicos dos últimos períodos.
Palestras e debates serão realizados com o objetivo de atualizar conhecimentos nas áreas que envolvem o uso de insumos agrícolas e suas aplicações. Temas relacionados à produção agropecuária sustentável, como adubação, integração lavoura-pecuária, segurança alimentar, defesa vegetal, aplicação segura de produtos fitossanitários, defensivos e manejo integrado de pragas e doenças compõem a programação. Serão discutidas também as conjunturas econômicas do agronegócio de diversas culturas e suas tendências, como na produção de eucalipto para a indústria guseira. Palestras iniciam as discussões, acompanhadas de debates organizados por moderadores.
De acordo com Paulo Afonso Viana, da Comissão Organizadora do evento, é essencial mostrar à sociedade práticas sustentáveis da produção agrícola, atendendo, inclusive, interesses regionais. Neste contexto, Paulo Viana, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cita como exemplo o manejo integrado de insetos em plantas, a utilização racional de defensivos químicos nas lavouras, mantendo a biodiversidade, o controle biológico e as perspectivas de uso de novas tecnologias, como a transgenia. (Página Rural, 20/07)