Caingangues pedem melhorias na Lomba do Pinheiro
2005-07-19
O Conselho Gestor do Povo Indígena, formado por representantes da prefeitura de Porto Alegre, do governo do Estado e da ONG Paz y Solidaridad, reuniu-se ontem à tarde com os caingangues na reserva da Lomba do Pinheiro. Os indígenas pedem agilização na implementação do Projeto Espaço de Sustentabilidade Caingangue na área, que inclui a construção de moradias, de escola bilíngüe e de posto de saúde.
Obras de saneamento básico e fornecimento de energia elétrica são outros serviços a serem realizados no projeto. Os caingangues já contam com um centro cultural construído pelo governo do Estado e deverão receber dois banheiros químicos através da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Kevin Krieger, a prefeitura encaminhará à Câmara Municipal, com pedido de urgência, no início de agosto, projeto de lei para transformar a reserva em área de interesse cultural. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Krieger também ofereceu aos indígenas várias oficinas que envolvem temas como geração de trabalho e renda. (CP, 19/07)