Brasil exporta nova tecnologia de reciclagem
2005-07-19
O Brasil está exportando tecnologia em reciclagem de materiais, área em que assumiu a liderança mundial, segundo avaliação da diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), Luciana Pelegrino.
Este ramo da atividade econômica tende a crescer, devido à base já instalada. — As indústrias têm interesse econômico e há uma renda gerada pela venda desses materiais fazendo com que retorne ao mercado novamente-, disse a diretora, em entrevista à Rádio Nacional de Brasília. Entre as indústrias que mais investiram na reciclagem está a de plástico. — Principalmente na garrafa PET que é conhecida pelos consumidores-, diz. Segundo Pelegrino, 48% das embalagens de plástico são recicladas atualmente.
Novos materiais se incorporam aos tradicionais, como a fibra de coco. — A fibra do coco verde está sendo usado pela indústria têxtil na fabricação de tecidos e na indústria automobilística para a produção de tecidos dos automóveis-, disse, lembrando que aumentaram também os investimentos na reciclagem de outros materiais, como pneus velhos e caixinhas de leite. (Celulose Online, 18/7)