Prêmio Expressão de Ecologia reconhecido como o maior do Sul do País
2005-07-19
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) reconheceu o Prêmio Expressão de Ecologia como a maior premiação ambiental para a área empresarial do Sul do País. - O Prêmio Expressão de Ecologia promove os exemplos de iniciativas na área de conservação da natureza e da disseminação da consciência ambiental nas empresas e na sociedade, dentro do modelo da Agenda 21 -, explica o secretário-executivo do MMA, Cláudio Langone, em carta à Editora Expressão.
O 13º Prêmio Expressão de Ecologia está com inscrições abertas até o dia 9 de setembro. A principal novidade é a categoria reciclagem. As inscrições são gratuitas. Desde 1993, quando o Prêmio Expressão de Ecologia foi criado, o conceito do desenvolvimento sustentado tem se disseminado com mais força na sociedade. O respeito ao meio ambiente tornou-se premissa fundamental às empresas que pretendem conquistar mercado, e as iniciativas de cunho ecológico se multiplicaram. O prêmio tem recebido números recordes de inscrições e, ao longo desses 12 anos, 240 cases foram escolhidos. Em 2004, a coordenação recebeu 95 inscrições dos três Estados da região Sul, dos quais 25 foram vencedores.
O consultor ambiental e coordenador do Prêmio Expressão de Ecologia, Antônio Odilon Macedo, salienta que as empresas estão sempre se atualizando em relação às exigências e às novidades relacionadas ao meio ambiente. Como, por exemplo, o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em fevereiro deste ano e que pode reduzir os impactos ambientais na camada de ozônio e trazer ganhos financeiros para as empresas que entrarem no comércio dos chamados créditos de carbono. - Muitos cases inscritos nos últimos anos mostram a tendência das empresas em aproveitar esse novo mercado. E cada vez mais devem aparecer trabalhos nesse sentido -, constata. (A Notícia, 18/07)