Ativistas espanhóis protestam em bandejas contra consumo de carne
2005-07-18
Nus em bandejas vedadas por plástico transparente na praça de Obradoiro, na Espanha, ativistas manifestaram-se ontem (17/7) contra a venda de carnes e embutidos em supermercados na marcha Caminhando pelos animais. Os manifestantes, de várias ONGs, começaram seu protesto em Pamplona, para denunciar a exploração dos animais.
A marcha-peregrinação foi organizada por várias entidades de defesa dos direitos dos animais de Valencia, Catalunha, Euskadi, Madri e Navarra: DefensAnimal, Amics del Braus de Manelleu, Anima Naturalis Internacional, Todos somos animais, Associação por um tratado ético dos Animais e Associação Pró-Direito dos Animais. Segundo os organizadores,
Los organizadores da marcha Caminhando pelos animais, o movimento tem caráter social, não tem orientação política nem religiosa, nem finalidades lucrativas. Durante dez dias, realizou todo tipo de ato público, manifestações e ações de caráter pacífico. Sua intenção é denunciar as injustiças e abusos de poder cometem sistematicamente contra os animais em diversas formas, como corridas de touros, experimentos científicos, caça e pesca esportivas, zoológicos, aquários, circos, comércio de mascotes e negócio de peles.
O protesto começou dia 5 de julho em Santiago en Pamplona, passou por Burgos, onde foram denunciados o comércio de peles e as corridas de touros, e por León. (El Mundo, 17/7)