Maranhão registra oito mortes de Peixe-Boi no último semestre
2005-07-15
Um fato alarmante vem deixando o Projeto Peixe-Boi preocupado. Somente no primeiro semestre deste ano a Unidade Executora do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA)/Ibama no Maranhão registrou oito mortes de peixe-boi marinho no estado, sendo destas, sete causadas porque o animal se enroscou acidentalmente nas redes de pesca colocadas pelos pescadores. — Apesar de todo esforço que temos com relação aos trabalhos de preservação do peixe-boi marinho, esses acidentes fatais ainda acontecem devido do tamanho do litoral e as áreas de difícil acesso-, afirma o executor do CMA/Ibama no Maranhão, Josarnaldo Ramos.
O executor explica, ainda, que constantemente vêm sendo desenvolvidas ações de educação ambiental e trabalhos sociais com populações tradicionais a fim de conscientizá-los da importância de se preservar o peixe-boi, mamífero aquático que encontra-se criticamente ameaçado de extinção.
Em buscando desta conscientização foi realizada, no ano passado, no litoral maranhense a campanha Não mate o peixe-boi!. Essa campanha visa, principalmente, orientar os pescadores e a população das comunidades litorâneas a cerca da necessidade de preservação do peixe-boi marinho (Trichechus manatus) e com isso evitar a morte de animais da espécie, formando uma rede de colaboradores-voluntários do Projeto ao longo do litoral.(Ibama, 14/7)