Ministra do meio ambiente da Espanha inaugura planta dessalinizadora de água
2005-07-15
A ministra do Meio Ambiente da Espanha, Cristina Narbona, inaugurou nesta quinta-feira (14/7), em Carboneras (Almería), a maior planta dessalinizadora de água do mar da Europa. A instalação abastecerá uma população residente de mais de 120 mil habitantes e garantirá a irrigação a mais de 7 mil hectares do Campo de Níjar.
Os investimentos da dessalinizadora são financiados através da sociedade estatal Águas da Bacia do Sul (ACUSUR), dependente do governo central, com 25% do total, além de aporte de fundos europeus em 50% e participação dos usuários com 25% do restante. A dessalinizadora de Carboneras é uma infra-estrutura estratégica para o Levante almeriense, desenhada para produzir até 42 hectômetros cúbicos anuais. Pode tratar um volume de água que chega a até 120 mil metros cúbicos por dia, totalmente garantida e de excelente qualidade, com o que se assegura a prevenção contra incertezas no abastecimento urbano e fomenta-se o desenvolvimento turístico da região, independentemente da situação meteorológica, gerando-se emprego e riqueza na agricultura.
São muitos os municípios beneficiados pela planta de Carboneras. De um lado, Níjar, e, de outro, os do Levante Almeriense e Baixo Almanzora: Antas, Bédar, Carboneras, Cuevas de Almanzora, Los Gallardos, Garrucha, Huércal-Overa, Mojácar, Pulpí, Turre, Vera, Taberno y Sorbas. Também é possível que se conduza água até o Campo de Tabernas: Gérgal, Lubrín, Lucainena de las Torres, Tabernas, Tahal y Uleila del Campo.
A dessalinizadora de Carboneras foi construída com os maiores avanços técnicos existentes, especialmetne por sua capacidade de recuperação energética, que utiliza a pressão da água para a geração de energia. A planta utiliza a técnica de osmose inversa, para o que possui um conjunto de 12.100 membranas, repartidas em 12 bastidores, que são as que eliminam o sal do mar. (El Mundo, 15/7)