Projeto divulga águas de Canoas
2005-07-15
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o Comitesinos e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), de Canoas, lançaram no dia 13 o projeto-piloto Conhecendo e divulgando as águas do meu município. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Drummond de Andrade, no Bairro Guajuviras, com as presenças de representantes dos três órgãos e das três escolas contempladas pelo projeto. Além da Drummond, participam a Ícaro, do Centro, e a Monteiro Lobato, localizada no Rio Branco.
Os 15 alunos de cada escola que participarão do projeto são estudantes de 4ª a 8ª série. Para isso, receberam um minicurso, que abordou a gestão de recursos hídricos, caracterização das minibacias do município, conceitos sobre arroios e usos da água, entre outros. As três escolas foram escolhidas por estarem localizadas próximo às nascentes, cursos de água e foz dos arroios da cidade, que são o Araçá, Sapucaia e da Brigadeira. Em agosto serão realizadas as saídas de campo. Durante esse período, uma unidade móvel da Corsan estará nas instituições de ensino demonstrando como é realizada a análise da água. Todo o trabalho será documentado por meio de fotos e vídeos e, ao final, resultará em um documentário contando o histórico, trajetória e extensão dos arroios, a ser lançado em outubro.
Segundo a vice-presidente do Comitesinos, bióloga Ione Guterres, Canoas foi escolhida em função de uma enquete realizada pelo Projeto Peixe Dourado, constatando que 99% dos entrevistados não tinham conhecimento dos arroios da cidade. Além disso, o município é margeado pelo Rio dos Sinos, que conforme a bióloga apresenta problemas de poluição.
O superintendente regional da Corsan, Edson Helfestein, lembra que o trabalho da companhia nesse projeto é formar uma conscientização nos jovens sobre a importância das águas. (Diário de Canoas, 14/07)