Rigesa é a primeira empresa de SC a receber Cerflor
2005-07-14
A Rigesa, com sede em Três Barras, é a primeira empresa de Santa Catarina a receber a Certificaão Florestal, pelo CERFLOR – Programa Brasileiro de Certificação Florestal. A Rigesa, que atua há mais de 60 anos no Brasil e possui oito fábricas em várias regiões do país, é uma empresa do Grupo MeadWestvaco Corporation, líder global em embalagens, materiais de escritório e produtos de consumo, produtos químicos especiais e papéis especiais, atendendo consumidores em mais de 100 países.
O evento de entrega do atestado que comprova a certificaão ocorreu no dia 8 de julho de 2005, e foi conduzido pelo Sr. Sérgio Carvalho, Diretor Adjunto do BVQI do Brasil – Bureau Veritas Quality International, organismo certificador que auditou as atividades florestais da Rigesa. A certificação CERFLOR afirma que a empresa implementou um sistema de manejo de florestas, com base no padrão normativo NBR 14.789, de 2001, por meio de princípios, critérios e indicadores elaborados pela ABNT – Associaão Brasileira de Normas Técnicas, e inserido no Sistema Brasileiro de Certificação, estabelecido pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia. A Certificação Florestal, ou CERFLOR, é um atestado de competência da Divisão Florestal. Comprova que a empresa atua de maneira ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável. Para Etsuro Murakami, Diretor Florestal da Rigesa, a conquista da certificaão traz reconhecimento de funcionários, acionistas, clientes e também da sociedade.
— Com o CERFLOR a Rigesa obtém um importante diferencial competitivo num mercado cada vez mais exigente em relaão às questões de legislaão, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança-, afirma Murakami. — Reforçamos cada vez mais nosso compromisso com a excelência de nossas atividades, complementa.
O escopo da certificação abrange áreas da Rigesa no planalto norte-catarinense e sul do Paraná, num total de aproximadamente 52 mil hectares, sendo 31 mil hectares de área de florestas plantadas e 21 mil hectares de áreas de preservaão permanente e reserva legal. (SBS, 13/7)