Agricultores familiares fazem curso sobre sistema agroflorestal
2005-07-14
Agricultores familiares da Associação de Produtores Rurais da Vicinal 06 (Aprovic), do município de Caroebe, em Roraima, participam nesta quinta-feira, 14, de um mini-curso sobre Sistema Agroflorestal (SAF) oferecido pela Embrapa Roraima, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O mini-curso foi solicitado pelos próprios agricultores em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seaab) e será ministrado pelo engenheiro agrônomo Carlos Eugênio Vitoriano Lopes, da área de Transferência de Tecnologias da Embrapa Roraima. As atividades acontecerão na sede da associação Aprovic 06, em Caroebe, das 8h às 12h e das 14 às 18h.
Os sistemas agroflorestais representam uma alternativa de manejo sustentado de uso da terra em que o agricultor utiliza uma mesma área, por vários anos, realizando práticas específicas de manejo e diversificando o plantio, conciliando culturas anuais, fruteiras perenes e semiperenes com árvores e animais. Esse tipo de sistema integra os aspectos ecológico, econômico e social e possibilita ao agricultor utilizar os recursos naturais de forma eficiente com maior produtividade.
A Embrapa Roraima mantém trabalhos de pesquisa com SAF, desde 1995, no Campo Experimental Confiança, no município de Cantá (RR), e também trabalha com a implantação e o acompanhamento de sistemas agroflorestais em região de assentamento, desde 1999, em propriedades rurais de agricultura familiar, localizadas na vicinal 7 da Vila do Apiaú, município de Mucajaí (RR). Este último trabalho é desenvolvido em parceria com a Associação de Preservação Ambiental do Apiaú (Apaa) e a Seaab. (Página Rural, 13/07)