ONGs enviam 155 projetos para Mata Atlântica
2005-07-14
O Subprograma de Projetos Demonstrativos (PDA) Mata Atlântica recebeu 155 projetos nesta Chamada 1, para ações locais e regionais. A região Sudeste foi a que mais apresentou propostas. Vários Estados do Nordeste também enviaram projetos. O prazo para envio era até 30 de junho. Serão distribuídos nesta chamada 40milhões e 50 mil reais para as ONGs selecionadas.
Conforme Ana Cecília Cortinez, secretária técnica adjunta do PDA, 295 entidades participaram de oficinas de capacitação para participar do Programa. Várias ONGs e integrantes da coordenação da RMA promoveram cursos de capacitação. — Muita gente elogiou a capacitação-, conta Ana Cecília. Ela acrescenta que houve até o caso de uma pequena ONG do Ceará que escreveu mais três projetos para outras instituições, a partir dos conhecimentos adquiridos na capacitação.
— Isso é uma resposta significativa às reivindicações da RMA e mostra que as ONGs estão preparadas para elaboração desses tipos de projetos, comemora a coordenadora geral da RMA, Miriam Prochnow. A obtenção de recursos para as entidades realizarem seus próprios projetos era uma reivindicação antiga da Rede. O PDA integra o Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7).
A seguir, os Estados e o número de projetos apresentados, por ordem alfabética:
Bahia: 16
Ceará: 05
Espírito Santo: 12
Minas Gerais: 21
Mato Grosso do Sul: 01
Pernambuco: 01
Piauí: 02
Paraná: 20
Rio de Janeiro: 25
Rio Grande do Sul: 04
Santa Catarina: 13
Sergipe: 03
São Paulo: 28
Não Identificados: 04
Entidades dos Estados de Goiás, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte não enviaram projetos. Uma força tarefa de técnicos de vários setores do Ministério do Meio Ambiente está analisando os documentos. (Com informações da Rede de ONGs da Mata Atlântica)