Morre na China o panda em cativeiro mais velho do mundo
2005-07-14
O mais velho panda criado em cativeiro do mundo, uma fêmea chamada Meimei, de 36 anos, equivalentes a 108 anos humanos, morreu ontem (13/7) no zoológico da cidade meridional chinesa de Guilin, segundo a imprensa local. A morte da fêmea, ocorrida à noite, foi causada por distúrbios de saúde próprios da idade. Nos últimos tempos, todos os seus órgãos haviam começado a falhar, explicaram os veterinários do zoológico de Guilin, capital da região autônoma de Guangxi.
Meimei viveu 20 anos no zôo, para onde foi trasladada a partir do local em que nasceu, o Parque de Conservação Natural de Wolong, na província sul-oriental de Sichuan. –Entre os numerosos visitantes chineses e estrangeiros, foi o animal mais popular do zôo, assegurou um responsável pelo estabelecimento. A imprensa nacional chinesa mostrou o cadáver de Meimei rodeado de flores e velas con incenso, como se se tratasse de una imagem de Buda, e recebendo o carinho dos visitantes.
Segundos os últimos dados da Administração Forestal Estatal e do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), há 1.750 pandas vivendo na China, dos quais 1.600 em liberdade. (El Mundo, 14/7)