Furacão move-se rumo a Granada
2005-07-14
O furacão Emily tornou-se o segundo do Atlântico nesta temporada. A ilha Granada, do leste caribenho, está face a um temporal tropical que pode se converter em um furacão. Às 23h de quarta-feira (13/7, horário local, 3h da manhã no horário mundial), o furacão Emily estava a apenas 45 milhas (70 quilômetros) de Granada, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Com ventos de 148 quilômetros por hora, o furacão aproximava-se sob uma chuva torrencial. Granada está ainda se recuperando dos efeitos de poderosos furacões que a abateram no ano passado, como o Ivan, que destruiu 90% dos lares da ilha. A força de Emily foi avaliada conforme ele se tornava mais forte, ao aproximar-se das Ilhas Windward. Um alerta de furacão foi dado nas Ilhas São Vicente, Granadinas e Santa Lúcia.
Também no caminho de Emily estão Trinidad and Tobago, parte da costa da Venezuela, bem como as ilhas de Bonaire, Curacao e Aruba. No ano passado, cerca de 40 habitantes da ilha foram mortos pelo furacão Ivan. Em São Vicente, pescadores começaram ontem a deixar seus barcos. O Emily segue o furacão Dennis, que causou mais de uma dezena de mortes ao passar pelo Haiti, Jamaica, Cuba e Flórida. (BBC News, 14/7)