Torre de telefonia em parque norte-americano gera polêmica
2005-07-14
A Agência de Parques Adirondack, poderoso grupo encarregados de proteger seis milhões de acres de parques em Nova Iorque, decidiu, na semana passada, que poderia ser construída uma torre de telefonia celular perto do Lago George. A torre, uma árvore falsa de 104 pés, em forma de um pinheiro, seria substancialmente invisível, segundo a agência.
A questão está gerando a maior polêmica e foi parar até num editorial do jornal The New York Times. Segundo o jornal, se a moda pegar, os freqüentadores não saberão mais se as árvores que os circundam são mesmo de verdade ou fraudulentas peças plantadas na paisagem natural.
Por todo o país, existe uma batalha crescente entre aqueles que querem que a vida selvagem fique o mais selvagem possível e aqueles que querem telefone celular mesmo num acampamento de férias. Até agora, a tecnologia não possibilita a comunicação por celular em florestas densas, a menos que se tenha uma torre de cem a 200 pés de altura em algum lugar próximo de onde se está. Assim, as companhias telefônicas são levadas a colocar árvores em alguns locais, para que a paisagem permaneça, pelo menos esteticamento, o menos alterada possível. Já existem árvores-torre em formato de magnólia, outras como cactus, pinus etc. Os oponentes apelidam a nova tentativa de Frankenpinus.
Já existem cerca de 70 torres de celular no parque. Os ambientalistas começam a ficar assustados com este tipo de invasão. (NY Times, 11/7)