Morte de pelicanos é investigada nos Estados Unidos
2005-07-14
O Serviço de Pesca e Vida Selvagem de Dakota do Norte, Estados Unidos, está investigando a morte de milhares de pelicanos brancos num refúgio de vida selvagem localizado na região central daquele Estado, um ano depois que milhares de pássaros adultos abruptamente deixaram a mesma localidade.
Pelo menos oito mil filhotes morreram nos últimos dois meses, afirmou Ken Torkelson, porta-voz do Refúgio da Vida Selvagem do Lago Nacional Chase. –A diferença é que, no ano passado, os adultos deixaram o local primeiro, assinalou. –Neste ano, ao jovens morreram, e os adultos não tiveram por que ficar no entorno, completou Torkelson.
Temporais severos ou doenças avassaladoras devem ter causado a morte em massa, afirnou o biólogo Marsha Sovada, do Centro de Pesquisas Geológicas da Vida Selvagem do Norte em Jamestown. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem disse que, conforme uma inspeção que realizou na semana passada, cerca de 500 pelicanos jovens deixaram o local quando ainda estavam em fase de permanecer no ninho, o que iria dar origem a pelo menos 9 mil filhotes. Nada menos do que dois mil adultos foram embora, de uma população estimada em 18.850 no final de maio. (CNN, 14/7)