Ex-secretário de energia dos EUA quer prefeitos contra o aquecimento global
2005-07-13
O ex-secretário de Energia dos Estados Unidos, Bill Richardson, pediu com urgência que os prefeitos da nação liderem a luta contra o aquecimento global. O apelo de Richardson foi feito na última segunda-feira (11/7). –Se esperarmos ao redor do Congresso para dar passos que são significativos, não vamos conseguir dirigir esse problema, disse Richardson, um democrata que serviu à administração do ex-presidente Bill Clinton e agora é o governador do Novo México. É tudo com os prefeitos e com os conselhos das cidades, disse.
No mês passado, a Conferência Norte-americana de Prefeitos conseguiu fazer passar, por unanimidade, uma resolução requerendo que suas cidades tentem atingir ou ultrapassar as metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, um tratado internacional ratificado no início deste ano sem os Estados Unidos.
A resolução também insta os Estados e o governo federal a atingirem ou baterem a meta de redução da poluição que causa o aquecimento global em níveis de 7% abaixo dos níveis de 1990, até 2012.
Os esforços das cidades incluiriam a redução da dependêncai de combustíveis fósseis por meio da aceleração do desenvolvimento de tecnologias como as energias eólica e solar, motores mais eficientes e biocombustíveis.
A Conferência de Utah, da qual foi anfitrião o ator Robert Redford, em Salt Lake City, foi acompanhada pelo prefeito local, Rocky Anderson, e foi patrocinada pelo Conselho Internacional das Iniciativas Ambientais Locais das Nações Unidas, liderada por 45 prefeitos, incluindo Richard M. Daley, de Chicago e John W. Hickenlooper, de Denver. A conferência, aberta na segunda-feira (11/7) em Salt Lake City, vai até amanhã (14/7). (ABCNews, 12/7)