G-8: Bush obteve vitórias com o dito e o não dito
2005-07-12
O balanço da cúpula do Grupo dos Oito (G-8), encerrada na sexta-feira em Gleneagles, Escócia, foi positivo para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. As duas principais ações anunciadas foram a ampliação em US$ 50 bilhões de ajuda à África até 2010 e uma declaração sobre mudança climática.
Para Bush, o que aparece escrito no documento é tão significativo quanto o que ficou de fora. Sobre mudança climática, Bush chegou à cúpula com a intenção declarada de dar como superado o Protocolo de Kyoto, focando em tecnologias ecologicamente corretas que permitam às indústrias se libertarem da dependência dos combustíveis fósseis. O comunicado só faz uma menção ao Protocolo, a de que os que o assinaram se alegram por sua entrada em vigor. Embora se refira à importância da redução dos níveis dos gases causadores do efeito estufa, a declaração não propõe calendário ou medidas concretas para isso.
Em troca, os Estados Unidos, que não ratificaram o protocolo, consentiram que a declaração reconhece que a mudança climática é um desafio sério a longo prazo e que o uso da energia gerada a partir de combustíveis fósseis e outras atividades humanas contribuem para o aumento do aquecimento da Terra. (GM, 11/07)