Espanha investirá 7,9 milhões para reduzir dependência do petróleo
emissões de co2
2005-07-12
O Conselho de Ministros da Espanha aprovou o Plano de Ação 2005- 2007 de Estratégia de Desenvolvimento e Eficiência Energética, cujo objetivo é reduzir em 8,5% o consumo de energia e a dependência de óleo cru em 20%. Um percentual de 0,8% das entradas da tarifa elétrica serão destinados a financiar o plano.
Serão desencadeadas 20 medidas urgentes que afetam setes setores e supõem um investimento, neste triênio, de 7,926 milhões entre recursos privados e públicos, que serão recuperados em forma de desenvolvimento das importações de petróleo e gás e da redução das emissões de dióxido de carbono antes de 2012.
Espera-se que, graças ao plano, seja gerada uma economia de 12 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, o que permitirá uma redução das emissões de CO2 para a atmosfera avaliadas em 32,5 milhões de toneladas. Participarão os setores da indústria, transporte, edificação, serviços públicos, equipamentos residenciais, agricultura e transformação de energia. Por setores, o maior volume de economia prevista, 44% do total, está nos transportes: 3,1 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (TEP).
As principais medidas urgentes são a realização de até 276 auditorias energéticas em diversos setores industriais, com a administração assumindo 75% do custo total. Entre as medidas adicionais que contempla o plano está o desencadeamento de um outro plano para a renovação de eletrodomésticos – dois milhões de dispositivos em três anos. (El Mundo, 12/7)