Projeto mostra recursos hídricos de Canoas
2005-07-12
A Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), o Comitesinos e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Canos estão unindo forças para mostrar à comunidade os recursos hídricos da cidade. Em parceria, os três vão desenvolver o projeto-piloto Conhecendo e divulgando as águas do meu município, que terá lançamento oficial no dia 13 deste mês e será desenvolvido até outubro deste ano. Em 2006 o projeto deve ser estendido aos demais municípios do Vale dos Sinos.
A vice-presidente do Comitesinos, bióloga Ione Guterres, o superintendente regional da Corsan, Edson Helfenstein, e a professora Vera Regina Lorensi Viana, da Smec, ressaltaram que a Corsan já desenvolve este projeto por meio do seu Departamento de Educação Ambiental. Ione lembra outro projeto semelhante, o Peixe Dourado, que em Canoas é feito na escola Carlos Drummond de Andrade. Esse trabalho incluiu um levantamento sobre o conhecimento que as pessoas possuem a respeito dos recursos hídricos de Canoas. A conclusão foi que 99% desconhecia os arroios ou qualquer outro recurso da cidade. A partir daí, surgiu a idéia da parceria que irá envolver as escolas Carlos Drummond, Ícaro e Monteiro Lobato, as três localizadas próximo às nascentes, porção intermediária ou foz dos arroios. Cada escola terá 15 alunos no projeto, totalizando 45 participantes, que, conforme Ione, Helfenstein e Vera, serão multiplicadores do processo junto à escola e suas comunidades.
Os 45 estudantes vão assistir a aulas teóricas e participar de um minicurso abordando conceitos sobre arroios, rios, gestão de recursos hídricos, entre outros. Também terão a oportunidade de fazer saídas de campo, com visitas aos arroios Araçá, Sapucaia e Brigadeira. Durante esse período, uma unidade móvel da Corsan estará nas escolas participantes do projeto, para que os alunos aprendam como é realizada a análise da água. Todo o trabalho será documentado por meio de fotos e vídeos e, ao final, resultará em um documentário contando o histórico, trajetória e extensão dos arroios. Os resultados da pesquisa serão apresentados na Feira Multidisciplinar do município, no final de setembro. Na Semana Interamericana da Água, em outubro, haverá o lançamento político e público do documentário. O lançamento político será feito às autoridades e parceiros do projeto. Já a apresentação pública se dará por meio da apresentação de folderes com material relativo aos recursos hídricos que serão entregues nas cinco estações do trensurb na cidade. (Diário de Canoas, 11/07)