CaixaRS abre crédito à produção de biodiesel
2005-07-11
A CaixaRS Fomento Econômico e Social já dispõe de linhas de crédito especiais para o desenvolvimento do setor de biodiesel no Estado. As linhas para o Programa Gaúcho de Biodiesel, que têm juros reduzidos em relação ao mercado, foram apresentadas esta semana em um seminário na Fiergs. - A intenção é que a Caixa seja uma das fomentadoras da introdução do setor de biodiesel, que deve ser o grande negócio do futuro -, disse o vice-presidente da CaixaRS, Rogério Augusto de Wallau.
No seminário, que reuniu 150 empresários, Wallau informou que o crédito, repassado através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), já está disponível. Ele lembrou que a Caixa pode financiar empresas na fase de produção primária de oleaginosas, como a soja, a mamona e a canola, e em todo o processo e produção industrial do óleo bruto.
O Probiodiesel, ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento e de Assuntos Internacionais (Sedai) e Ciência e Tecnologia (SCT), busca preparar o setor gaúcho de agroindústria e de agronegócio para o grande pool do biodiesel. Conforme lei federal de 2004, está autorizada a mistura de 2% de biodiesel (óleo produzido a partir de vegetais) em cada litro de diesel comum. No evento, a SCT e a Carris assinaram convênio para realização de testes com o biodiesel em ônibus. Os testes, coordenados pela Cientec, integram o Probiodiesel-RS. (CP, 10/07)