WWF ranqueia países do G-8 com cartões sobre mudança do clima
2005-07-11
A WWF está lançando neste mês de julho um cartão de ranqueamento que emprega um total de dez critérios para prover comparativos instantâneos de recentes e esperadas emissões de gaes estufa em cada uma das economias dos países do G-8 economies. Os cartões também mostram o quão efetivamente os governos estão reagindo à ameaça de mudança climática e provendo uma avaliação ampla de seu desempenho no que diz respeito à mudança climática em cada país.
Dentro dos cartões, os Estados Unidos aparcem com o pior desempenho, não tendo ratificado o Protocolo de Kyoto e não tendo feito qualquer medida significativa a fim de controlar as emissões. Os Estados Unidos aparecem nno topo das emissões de gases estufa entre os países do G-8, tendo dois terços de suas necessidades energéticas satisfeitas através de carvão e de petróleo. E sob a administração Bush, os Estados Unidos têm a maior economia do mundo dependente de carvão e de petróleo para crescer.
Os três países que mais vão longe em medidas para lidar com a mudança climática são a França, a Alemanha e o Reino Unido, mas cada um irá provavelmente ampliar suas emissões se não forem adotadas logo novas medidas. Canadá, Itália, Japão e Rússia estão num ranking muito abaixo e estão longe de atenderem aos critérios requeridos para manter o aumento das temperaturas globais abaixo de 2°C até 2050.
Também investigados – mas não ranqueados – estão os cinco maiores países em desenvolvimento: Brasil, China, Índia, México e África do Sul. Espera-se que suas emissões cresçam à medida que as respectivas economias se expandam, embora eles estejam prontos para implementar medidas de corte das emissões. (WWF, 10/7)