Comunidade de Montana quer explicações de mineradora de ouro
2005-07-11
A comunidade da cidade de Whitehall, em Montana, Estados Unidos, quer que uma mineradora de ouro da região – que está começando a ser desativada – explique como vai ficar o grande buraco que ela cavou desde 1982, quando começaram seus trabalhos. O superintendente da mina, Tim Dimock, estava na semana passada operando um caminhão usado para transportar ouro extraído, de um lado para outro.
Desde o início de 1982, a chamada Golden Sunlight já extraiu 400 milhões de toneladas de minério das rochas de Bull Mountain. O prédio da Chrysler e o Monumento de Washington, ao lado desse buraco gigante, desapareceriam. Mas a pergunta que se faz é: o que vai acontecer depois quando a mina de Golden Sunlight estiver se aproximando do fim da sua vida? Ficará um buraco aberto para o resto da vida?
Muito ambientalistas afirmam que o buraco deve ser preenchido, mas os regulamentadores ambientais de Montana estão tendendo a deixá-lo aberto, e espera-se que cheguem a uma decisão ainda nos próximos meses, a qual poderá ser revisada em última instância pela Suprema Corte.
A empresa dona da mina, Placer Dome Inc., com sede em Vancouver, British Columbia, já penhorou US$ 54 milhões para o fechamento da mina, cuja área deverá começar a ser limpa no início de 2009, quando se espera que a maior parte do ouro tenha saído do local. Mas os custos da empresa, para remediação da área, poderão duplicar se ela ainda tiver que tapar o buraco, pois poderá haver risco de contaminação da água subterrânea. (NY Times, 10/7)