Prefeituras têm mais prazo para sugerir alterações nas reservas de Araucárias
2005-07-08
O Ministério do Meio Ambiente prorrogou, até 15 de julho, o prazo para que prefeituras de Santa Catarina e do Paraná enviem sugestões sobre a criação de parques e reservas voltados à proteção de florestas com araucárias. O prazo inicial se encerrava no dia 8. A ministra Marina Silva enviou comunicado às prefeituras sobre a prorrogação nesta quinta-feira.
Entre os dias 16 e 30, Ministério do Meio Ambiente e Ibama irão analisar as propostas e elaborar um parecer. Depois disso, entre 1º e 15 de agosto, os órgãos ambientais promoverão reuniões com as prefeituras para fechamento das propostas.
Em Santa Catarina, serão criados o Parque Nacional das Araucárias, a Estação Ecológica da Mata Preta e a Área de Proteção Ambiental (APA) das Araucárias. As reservas somam 445.048 hectares. Desse total, apenas 25.830 hectares serão de proteção integral. No Paraná, serão criados o Parque Nacional dos Campos Gerais, os refúgios de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e do Rio Tibagi, e as reservas biológicas das Perobas e das Araucárias, somando 98.252 hectares. (MMA, 7/7)