Usina de Jaguari pronta para seu principal teste
2005-07-08
Depois de mais de 50 anos de espera e de um mês de atraso na data marcada para a inauguração, a Usina Furnas do Segredo, em Jaguari, deve finalmente começar a funcionar. A data marcada pela direção da hidrelétrica é 5 de agosto. As atenções agora estão voltadas para a próxima segunda-feira, quando as turbinas entrarão em fase de testes com a barragem do Rio Jaguari cheia de água.
A usina, que custou R$ 30 milhões, é um antigo sonho da região. A construção foi um investimento longo e retalhado por diversas paralisações. Começou a ser planejada nos anos 50, parou na década de 60 e só teve seqüência em 2002. A retomada foi possível graças a um acordo entre a multinacional espanhola Guascor e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Mesmo com o investimento estrangeiro, a obra parou de novo em 2004. Em setembro do mesmo ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 16 milhões para, finalmente, concluir a usina.
A hidrelétrica terá duas turbinas, cada uma com capacidade para produzir cinco megawatts (MW). A energia é suficiente para abastecer uma cidade de até 30 mil habitantes - mais de duas vezes a população de Jaguari, com 13 mil habitantes. Mas a intenção não é gerar eletricidade apenas para Jaguari. A meta é melhorar a energia fornecida na região. (Diário de Santa Maria, 07/07)