Lótus do Himalaia reduz de tamanho
2005-07-07
Nos últimos cem anos, o Saussurea laniceps – uma das espécies de lótus da neve do Himalaia – perdeu cerca de quatro polegadas de altura, segundo um relatório científico lançado na terça-feira (5/7). A planta, que chega a alturas de até 12 mil pés, nos pés de montanhas rochosas da China e do Tibet, é particularmente prestigiada na medicina tradicional. É também um souvenir botânico para turistas.
Há um século, esta espécie vem crescendo a uma média de altura de aproximadamente 10 polegadas, valor medido em mais de 200 museus da qual faz parte. Sua prima, a menos valorada Saussurea medusa, estava alguas polegadas mais curta ainda em 309 espécies medidas em museus.
Mas agora a laniceps perdeu cerca de quatro polegadas, enquanto a medusa permaneceu igual, segundo um artigo do periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences.
O pesquisador Wayne Law, da Universidade de Washington, em St. Louis e do Jardim Botânico do Missouri, e Jan Salick, também botânico, compararam as espécies dessas plantas de museus vendidas em mercados em Yunnan, China, e checaram a altura das plantas vivas em diferentes sítios, alguns em áreas desprotegidas e outras em áreas protegidas, ao lado de montanhas sagradas do Tibet. Não apenas a laniceps diminuiu com o tempo, mas as plantas de áreas não protegidas também tenderam a ficar menores lá do que em sítios protegidos.
Conforme os cientistas, tais conclusões mostram uma mudança rápida e direta na evolução dessas plantas, como resultado direto da ação humana. (NY Times, 6/7)