Cikel é autuada em R$ 12 milhões
2005-07-06
O Plano de Combate ao Desmatamento no Maranhão tem gerado muitos resultados, um deles é a autuação da empresa Cikel Brasil Verde S/A em mais de R$ 12 milhões, detentora de planos de manejo florestal sustentados aprovados pelo Ibama e também possuidora da certificação FSC.
A Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz em procedimento de monitoramento e ordenamento das atividades florestais da região notificou a empresa para apresentar seu estoque físico de produtos e subprodutos florestais. A empresa apresentou um saldo de 67.759,421 m3 de madeira, mas a equipe em inspeção constatou que lá só existiam 11.351,096 m3, lavrando-se então um auto de infração pela venda de mais de 49 mil metros cúbicos de madeira sem a licença do Ibama.
Diante disso existem fortes indícios de que a empresa incorreu na conduta de falsidade ideológica, vez que declarou informação diversa da realidade, tratando-se de crime contra a administração ambiental. A Cikel protocolou sua defesa junto ao órgão.
As equipes da gerência do instituto em Imperatriz têm realizado fiscalização em todas as empresas madeireiras e nos pátios das serrarias. O trabalho é desenvolvido com o apoio de servidores do escritório regional do Ibama em Pinheiro (MA), da gerência executiva do Piauí e das diretorias de Florestas (Diref) e de Proteção Ambiental (Dipro) através do Núcleo de Operações Aéreas(NOA).(Ibama, 5/7)