Parlamento europeu aprova resolução para proteger rotas de aves migratórias
2005-07-06
O parlamento europeu aprovou ontem (5/7) uma resolução que insta a União Européia a prestar imediata atenção às aves aquáticas que utilizam as rotas migratórias da África e da Eurásia. A resolução, elaborada pelo deputado do Partido Popular Europeu (PPE) Karl-Heinz Florenz, parte de uma proposta de decisão do conselho da União Européia para a celebração do acordo sobre a conservação as aves migratórias da África e da Eurásia.
A União Européia tem parte na Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (Convenção de Bonn), que prevê a celebração de acordos regionais para a proteção dessas espécies. No marco desta convenção, a EU quer agora concluir um acordo sobre as aves aquáticas que utilizam as rotas migratórias da África e da Eurásia e que representam uma importante parte da biodiversidade mundial.
O parlamento respaldou a celebração desse acordo, destinado a criar o marco jurídico adequado para a proteção das aves aquáticas migratórias da referida área, as quais desempenham um importante papel na biodiversidade mundial. O acordo cobre 235 espécies de aves dependentes de áreas úmidas em uma parte de seu ciclo anual e compreende uma zona de 60 milhões de quilômetros quadrados que abarca a totalidade dos continentes africano e europeo, bem como parte da Ásia. (El Mundo, 5/7)