Furg ganha Sala Verde para Educação Ambiental
2005-07-06
O nome da médica, cientista, educadora e ecologista Judith Cortesão ficará registrado por sua passagem em Rio Grande, através da Sala Verde, que a Furg vai implantar em agosto. A universidade foi contemplada com o edital 01/2005 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que chamou instituições e prefeituras a sediarem locais onde fisicamente possam abrigar acervos bibliográficos ligados à Educação Ambiental que sejam colocados à disposição de todo o público.
A Furg, que já tem o Mestrado em Educação Ambiental (MEA), e está tentando implantar o primeiro doutorado do País na área, teve aceita a proposta de sediar uma Sala Verde Judith Cortesão como espaço de articulação e implementação de ações entre Universidade, Escola e Comunidade. A sala será localizada junto ao Centro de Convivência, em área cuja construção está sendo concluída neste mês. Nela, ficarão à disposição dos interessados o Acervo Judith Cortesão, com mais de 4.000 volumes sobre Ecologia, Antropologia, Sociologia, Medicina, Direito, Educação Ambiental e inúmeros outros temas sobre os quais a cientista nascida em Portugal se interessava. Judith morou em Rio Grande durante vários anos, sendo professora convidada da Furg e voluntária do Museu Oceanográfico da universidade até 2002. Atualmente reside com a família na Europa. Na Sala Verde, estará também a Biblioteca Setorial do MEA, que soma 550 volumes.
O espaço se propõe a atender cinco grandes eixos: capacitação em educação ambiental; implementação do uso com acervo bibliográfico; disponibilização do acervo virtual; ações de incentivo à leitura; e promoção de eventos. Sua concretização se dará após a assinatura do convênio entre a Furg e o MMA, que ocorrerá ainda neste mês. (Agora, 05/07)