Pesquisadores japoneses simulam um tsunami
2005-07-01
Pesquisadores japoneses simularam nesta semana a ocorrência de um tsunami com ondas de oito pés de altura, utilizando manequins e ambientes domésticos. Os pesquisadores do Centro de Pesquisas de Portos e Aeroportos realizaram o trabalho nesta quarta-feira (29/6).
Apesar de o tamanho das ondas ser considerado um ponto crítico, eles não estão preocupados sobre a quebra de recordes. A preocupação é recriar o terrível poder destruidor das ondas. –É o maior tsunami que produzimos, o mais acurado que pudemos produzir, disse Taro Arikawa, líder do projeto, durante uma demonstração do simulador.
Determinando o comportamento de um tsunami, os cientistas esperam criar melhores barreiras de proteção e melhores planos de evacuação para as zonas costeiras, onde as comunidades estão diretamente expostas aos riscos das onda gigantes, afirmou o cientistas. Segundo ele, tais medidas de segurança fizeram diferença para salvar vidas na região do Oceano Índico atingida pelo tremor e pela onda gigante no último dia 26 de dezembro, quando cerca de 180 mil vidas foram ceifadas e quando 50 mil pessoas desapareceram por causa da tragédia.
–Com base neste dado, podemos criar um mapa de riscos mostrando quais áreas estão mais sujeitas aos danos do tsunami, disse Arikawa. As Nações Unidas estão liderando um esforço para melhorar as condições costeiras das regiões do Pacífico atingidas pelo tsunami, o que vai custar US$ 30 milhões e deverá estar em operação em meados de 2006. (CNN, 1º/7)